SEPESQ
Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos – ISSN 2448-2056
Esta segunda edição do Sepesq (Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos) procura reprisar as mesmas premissas que nortearam a criação deste encontro científico: criar um espaço interdisciplinar em que graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos possam expor o andamento de suas pesquisas e, ao mesmo tempo, ser arguidos a respeito do estudo.
Trata-se, como se vê, das mesmas bases que constituem os vários seminários existentes nos programas de pós-graduação do país. Com o diferencial que se trata de um encontro temático, que tem na investigação sobre histórias em quadrinhos seu ponto comum.
O amplo leque de assuntos abordados nesta segunda edição, apresentados nas páginas deste caderno de resumos, confirma a tendência percebida nos últimos anos de que se vive um momento de ebulição de pesquisas sobre quadrinhos no país. Em variados campos teóricos e objetos de análise.
É diante desse cenário que o Sepesq procura dar sua modesta contribuição.
Organizado pelo Grupesq (Grupo de Pesquisa sobre Quadrinhos) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo, o seminário tem a proposta de dar voz a pesquisadores e pesquisas, na expectativa de que a interlocução teórica – necessária para a maturação e o aprimoramento de qualquer estudo científico – seja de valia para instigar novas pensatas a respeito do tema.
Que esse contato seja proveitoso.
Paulo Ramos
Coordenação do 2º SEPESQ
Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos
Julho de 2016
www.000webhost.com